Meu Deus, é um Carneiro!
Quando se pensa em Colégio Militar, muitas coisas vêm à nossa mente. Porém, se você não é um aluno, ou um ex- aluno, dificilmente vai visualizar um carneiro símbolo desse sistema.
Nicodemus, the cheep... ou se preferirem, o carneiro.
Geralmente, os símbolos do Exército Brasileiro denotam a alma do soldado guerreiro, personificado na figura de animais ferozes e sagazes. E, pelo fato de o Colégio Militar ser um diretamente ligado a esse órgão, é um tanto interessante a mascote ser um carneiro.
Mas, há uma explicação lógica e simbólica para isso.
Os 13 colégios militares do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) são compostos, basicamente, por alunos do 6º ano do ensino fundamental, ao 3º ano do ensino médio. Essas crianças e adolescentes são representadas pela figura de um carneiro branco, que personifica a inocência, a doçura, a pureza e a obediência. É, ainda, símbolo da vítima sacrifical alva e sem manchas, como o Cordeiro Pascal.
Interessante, não?
Agora, vamos a algumas curiosidades!!
Primeiro mascote:
Surgiu no Colégio Militar do Rio de Janeiro, o mais antigo dos 13.
O primeiro carneiro foi doado pela Senhora Celina Vairão Branco, em 1922. Seu nome era Xiba e, desde então, uma mascote passou a acompanhar as formaturas, sendo conduzida pelos alunos.
Por que Nicodemus ?
Porque na primeira metade dos anos 1990, o General de Brigada César Augusto Nicodemus de SOUZA, então Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial do Exército, oficializou a Mascote dos CM's. A partir daí, o carneiro foi apelidado de "Nicodemus", em homenagem ao General, o qual, com o passar do tempo, acabou sendo institucionalizado em todo o SCMB.
Quem conduz o carneiro?
Obviamente, ninguém passa o dia inteiro conduzindo a mascote!
Então, por ocasião das formaturas, a mascote participa em posição de destaque, atrás do Comandante do Batalhão Escolar, sendo conduzida, via de regra, pelos mais jovens integrantes do Colégio, isto é, um grupo de alunos pertencentes ao 6º ano do Ensino Fundamental.
Formatura em Porto Alegre, no pátio de formaturas do CMPA

Massa demais!! Curti.
ResponderExcluirAssisti a apresentação do Nicodemus no desfile de Brasília hoje, 07/09/19, e vim conhecer sua origem. Muito interessante!
ResponderExcluirProcurando informações sobre o mascote que participa das solenidades do CMB. Interessante que além de ser simbologia de pureza e docilidade, como foi colocado neste post, o carneiro também é símbolo do fogo inicial, energia criadora na sua forma mais elementar e pura.
ResponderExcluir